sábado, 4 de maio de 2013

MATEMÁTICA DO EXCESSO DE PESO



Bem vamos começar pelo básico:
*Água corporal

Dizem que um nomem adulto possui cerca de 60% de água em sua composição
então eu peso 154Kg e disso 93Kg é água, óbvio que sem água o corpo não funciona direito, mas levando isso em conta eu seria composto de 93Kg de água e 61Kg de sólidos,
uma pessoa normal no elevador do trabalho deveria pesar 70Kg, eu vou pelo meu objetivo 80Kg uma pessoa “NORMAL” vai ter 48Kg de água no corpo e 32 Kg de sólido, o que quer dizer que eu tenho 30 Kg de sólido para perder, fui no mercado ver quanto dava isso em picanha,
30Kg de picanha x 27,90 = 837 Reais em picanha, é muita picanha!

*Calculo do IMC

Para Calcular o IMC basta dividir o seu peso pela altura ao quadrado:
IMC = PESO(Kg) / Altura X Altura

No meu caso atual
155Kg/(1,84X1,84)= 45,78

Meu IMC é 45,78 ai você compara

Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso considerado ideal (procure um médico(a) para ganhar algum peso)
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal! (espero que você esteja visitando o blog por curiosidade e não para trollar ninguém.)
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso mas dizem que é aquele acima que chamam de fofinho(a) (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I (beira do abismo)
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II (CUIDADO)
40,0 e acima Obesidade grau III (Como você deixou chegar até ai, você quer se matar)

Agora vamos fazer um exercício, vá até sua cozinha ou dispensa, se estiver no trabalho procure algum produto que tenha a composição ou a quantidade de calorias na embalagem.
Eu peguei um pacote de amendoim sem pele
Informação nutricional porção de 15 g = 86kcal/363Kj
Que representaria 4% do Valor diário sugerido.
O Valor diário padrão na maioria das embalagens é de 2000 calorias.

Bem de acordo com a tabela de caloria da Unicamp TACO versão 2 que acessei nesse endereço: http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf

Com 2000 calorias você poderia passar um dia assim:

Café da manhã:

1 pão Frances(50g)                                150 calorias
1 banana nanica média (aprox. 100g)      92 calorias
Margarina com sal (9g medida de hotel) 53 calorias
SUBTOTAL                                          295 calorias

Lanche meio da manhã:
1 Maçã média (100g)                             63 calorias

Almoço:

Arroz branco (200g)                             256 calorias
Couve manteiga refogada(100g)            90 calorias
Palmito em conserva (100g)                  23 calorias
Contrafilé com gordura(150g)             468 calorias
SUBTOTAL                                        837 calorias
Mas vamos ser sinceros aqui, eu peso 154Kg e mesmo antes de iniciar a contar calorias já era muito difícil comer mais do que 550gramas de comida no almoço, hoje mesmo, comi tranquilo 490 gramas no almoço.

Lanche no período da tarde

1 polenguinho                                       54 calorias
200g de uva Itália                                106 calorias
SUBTOTAL                                         160 calorias

Jantar

File de frango grelhado (150g)             239 calorias
Arroz branco (200g)                             256 calorias
Seleta de legumes (100g )                      57 calorias
Tomate com sal  ( 100g )                       15 calorias
SUBTOTAL                                         567 calorias
TOTAL                                               1922 calorias

Ainda podendo comer uma fruta depois do jantar para dormir com a boca adocicada, ou acompanhar o almoço de um copo de suco, ou tomar o copo de suco no café da manhã, e nesse modelo, tem muita comida, muita comida mesmo, se eu fizesse essa dieta todo dia eu iria perder meio Kg a mais toda semana. E vejam é muita comida. Não gostam de tanta fruta assim, é chocólatra, não tem problema uma barrinha de chocolate de 25g tem aproximadamente 120 calorias, tire a uva do lanche da tarde e coma o chocolate no lugar. 2000 calorias vai ser uma dieta hiper calórica para uma mulher baixinha, mas é uma dieta normal para qualquer cara, sem passar fome, então qual o problema em comer certo?

Pense o que vai comer,

Se a gente é o que a gente come, quem é você?
eu estou descobrindo um cara novo, um novo Eu, comendo melhor!

Ufa...

Depois disso tudo deixo essa mensagem para você:

Você não alcançará novas conquistas sem mudar sua rotina

Nenhum comentário:

Postar um comentário